SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3O Centro Regional de Referência em Políticas sobre Drogas da Universidade Federal de São João del-Rei e a Metodologia de Formação Ativa como ferramenta de ensino e aprendizagemCurso de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas: considerações acerca das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SABINO, Geisa Fernandes Calvert et al. Do tradicional ao inovador: a lógica de redução de danos na experiência de docência no curso de atenção psicossocial aos usuários de álcool e outras drogas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.3, pp. 693-701. ISSN 1809-8908.

Neste artigo objetivamos relatar a experiência de docência no Curso de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas do Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas - CRR /UFSJ. Recorreremos aos pressupostos teórico-metodológicos da Metodologia Ativa, em diálogo com a Política de Atenção Integral para usuários de Álcool e outras Drogas e a Redução de Danos. Essa experiência dialógica aconteceu por meio da utilização de dinâmicas de grupo, debates e palestras sobre a temática com os Grupos de Formação A e B, sendo o primeiro formado por cursistas do município sede e o outro formado por integrantes dos municípios que compõem a regional. Concluímos o quanto é instigante e desafiador trocar experiências sobre a temática, tendo como ponto de partida a formação com preceitos éticos, humanizados e contextualizados, sob a luz de metodologias participativas e problematizadoras.

Palavras-chave : políticas sobre drogas; metodologia ativa; redução de danos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License