SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Affectivity, freedom and activity: the therapeutic tripod of Nise da Silveira in the Center for Creation and Research Frogs and DrownedThe daily life of the psychologist in a family health support center: report of an experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

CASTANHO, Marisa Irene Siqueira  and  ZORZIM, Terezinha José Inácio. Internet, cultura do consumo e subjetividade de jovens. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.1, pp. 36-53. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste artigo é o de apresentar resultados de uma pesquisa sobre a influência dos meios de comunicação - mídia-internet - na construção de subjetividades de jovens universitários com idade entre 18 e 29 anos. Foram analisados os conteúdos e as expressões trazidas por eles em questionários e em um espaço de conversação na modalidade de grupo focal. Os resultados mostram um perfil de jovem usuário da telefonia celular e de seus aplicativos como meios de comunicação; as vivências e experiências diante dos apelos midiáticos das tecnologias e das novas mídias marcam uma realidade na contraposição entre dois mundos, o "real" e o "virtual"; tais ambivalências não são negadas pelos participantes, que se dão conta de serem influenciados pelas mídias em sua vida diária, nas suas formas de relacionamentos e hábitos de consumo. Ao mesmo tempo, eles afirmam não se submeterem totalmente aos apelos consumistas facilitados pelas mídias, mas reiteram não ser possível vislumbrar um mundo sem internet.

Keywords : processos psicossociais; subjetividade; jovens universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License