SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Coloniality and daily practices in Minas Gerais - BrazilBand 6.0: the music experience in the third age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

PINI, Vilsiane Almeida Sarruf  and  VALORE, Luciana Albanese. O desamparo na construção do futuro de jovens em programas de assistência social. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.1, pp. 103-119. ISSN 1809-8908.

O estudo investigou os sentidos atribuídos ao futuro e à construção de um projeto de vida no discurso de jovens que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social numa pequena cidade do interior, no sul do país. Realizaram-se treze entrevistas analisadas segundo o referencial da Análise Institucional do Discurso. Dentre outros resultados, evidenciou-se que, na comunidade discursiva da qual fazem parte, pouco se fala sobre o tempo por vir. Este parece ficar circunscrito à perpetuação da situação de pobreza vivenciada no presente. Tal condição, associada à sua percepção de que os programas de assistência visam exclusivamente à melhoria das condições materiais de vida, parece contribuir para a produção de um sentimento de desamparo quanto à possibilidade de dimensionar uma vida futura. Sugere-se a inclusão de ações de orientação profissional na prática do psicólogo na assistência social a fim de auxiliar a potencializá-la como estratégia de desenvolvimento e transformação social.

Keywords : juventude; pobreza; projeto de vida; assistência social; desamparo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License