SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O desamparo na construção do futuro de jovens em programas de assistência socialAtendimento psicossocial a crianças e adolescentes em situação de violência: o psicólogo e a rede de atenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FERNANDES, Priscila Valverde; GRANGEIRO, Edna Salgado  e  SILVA, Maria Natividade Sá Alves da. Banda 6.0: a experiência da música na terceira idade. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.1, pp. 120-128. ISSN 1809-8908.

O processo de envelhecimento é marcado pela passagem dos anos e por diversas transições biopsicossociais muito comuns. Atualmente, são verificadas formas novas de envelhecimento e garantir a qualidade de vida para idosos representa um desafio. O Centro de Convivência da Terceira Idade, serviço voltado para idosos, buscou utilizar a música como uma de suas ferramentas de trabalho. A proposta foi criar uma banda de música em que os idosos fossem participantes e coordenadores do próprio grupo. O trabalho foi realizado de forma transdisciplinar e foi considerado extremamente positivo, pois os idosos participantes trataram a banda com muito compromisso e seriedade. A banda lhes deu visibilidade social. Os idosos se dedicavam integralmente a ela de forma que cada apresentação foi satisfatória. Foram observados como resultados desse trabalho o fortalecimento da autoimagem, maior valorização do idoso de forma geral e, particularmente, o reconhecimento do idoso pela sua família e comunidade.

Palavras-chave : idoso; música; transdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License