SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O extermínio de jovens negros pobres no Brasil: práticas biopolíticas em questãoDiscursos sobre família e a formação para o trabalho social no Centro de Referência da Assistência Social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

QUARESMA, Adilene Gonçalves. Educação, gestão social e desenvolvimento local: algumas considerações sobre a experiência do MST na luta pela gestão social da escola. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.1, pp. 177-192. ISSN 1809-8908.

Gestão social e desenvolvimento local são categorias cujos sentidos e finalidades podem ser "a favor do social" ou "contra o social". Tais categorias configuram perspectivas de análise da realidade diferentes, bem como perspectivas de projetos societais divergentes. Partindo desse pressuposto, o texto apresenta a análise sobre a relação entre educação-desenvolvimento local e gestão social da escola na experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Minas Gerais. Resulta de pesquisa realizada no Doutorado1 no período de 2009 a 2011 e compreendeu uma abordagem qualitativa, com entrevistas, aplicação de questionários e observação de atividades desenvolvidas nas escolas pesquisadas e no assentamento em geral. A análise realizada leva a concluir que, no espaço da implantação do seu projeto de educação, existe uma disputa entre uma concepção de gestão social da escola e da educação defendida pelo MST e o modelo gerencial do Estado, o que se configura como um desafio a ser superado pelo Movimento.

Palavras-chave : educação; desenvolvimento local; gestão social; MST.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License