SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Speeches about family and training for social work in the Centre of reference of Social AssistanceThe academic formation of the psychologist and the construction of the mode of Psychosocial Attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

SOUZA, Rosa Cristina Ferreira de  and  INACIO, Amábille das Neves. Entre os muros do abrigo: compreensões do processo de institucionalização em idosos abrigados. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.1, pp. 209-223. ISSN 1809-8908.

Este estudo buscou compreender o processo de institucionalização em idosos abrigados, em uma cidade do Sul de Santa Catarina, na perspectiva da Psicologia Social. Quanto ao método, a pesquisa assumiu abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se observação participante acerca da dinâmica institucional e entrevistas semiestruturadas com cinco residentes. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Foi possível constatar que a institucionalização produz efeitos negativos - mortificação do eu e disciplinamento - nas dimensões identidade/corpo dos idosos. Efeitos esses, intensificados à medida que se estende o tempo de permanência do idoso na instituição. Essas compreensões se traduzem em necessidade de se repensar as perspectivas e práticas inerentes às instituições de longa permanência (ILPIs), no sentido de transformar positivamente esses espaços e oferecer ao idoso institucionalizado um cuidado que promova bem-estar biopsicossocial.

Keywords : abrigo; idosos; institucionalização; psicologia social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License