SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Discursos sobre família e a formação para o trabalho social no Centro de Referência da Assistência SocialA formação acadêmica do psicólogo e a construção do modo de Atenção Psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SOUZA, Rosa Cristina Ferreira de  e  INACIO, Amábille das Neves. Entre os muros do abrigo: compreensões do processo de institucionalização em idosos abrigados. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.1, pp. 209-223. ISSN 1809-8908.

Este estudo buscou compreender o processo de institucionalização em idosos abrigados, em uma cidade do Sul de Santa Catarina, na perspectiva da Psicologia Social. Quanto ao método, a pesquisa assumiu abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se observação participante acerca da dinâmica institucional e entrevistas semiestruturadas com cinco residentes. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Foi possível constatar que a institucionalização produz efeitos negativos - mortificação do eu e disciplinamento - nas dimensões identidade/corpo dos idosos. Efeitos esses, intensificados à medida que se estende o tempo de permanência do idoso na instituição. Essas compreensões se traduzem em necessidade de se repensar as perspectivas e práticas inerentes às instituições de longa permanência (ILPIs), no sentido de transformar positivamente esses espaços e oferecer ao idoso institucionalizado um cuidado que promova bem-estar biopsicossocial.

Palavras-chave : abrigo; idosos; institucionalização; psicologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License