SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Let's talk?: Stories of young people about the use of alcoholic beverages in quilombola communities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

ARPINI, Dorian Mônica; SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro  and  WITT, Cibele dos Santos. O ponto de vista de adolescentes em situação de vulnerabilidade social sobre o agressor sexual. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.2, pp. 247-262. ISSN 1809-8908.

O estudo aborda a temática da violência sexual, com foco na relação de familiaridade entre autores e vítimas. Foram realizados grupos focais com 30 meninas e 23 meninos em duas instituições de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados, após Análise de Conteúdo, indicam que, na compreensão dos adolescentes, a maioria das situações de violência sexual envolve relações familiares, sendo o pai e o padrasto os principais autores. Essa relação de proximidade dificultaria a revelação pela consequente ruptura das relações familiares. Os adolescentes consideram que os agressores deveriam receber uma pena rigorosa, pois o sofrimento imposto às vítimas teria sido intenso. As considerações finais apontam a complexidade da violência sexual, sobretudo quando esta envolve membros da família, e destacam a importância da revelação e a necessidade de responsabilização e atendimento.

Keywords : Maus-tratos infantis; Abuso sexual; Relações familiares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License