SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Projetos de carreira de adolescentes: contribuições de uma intervenção em Orientação Profissional em um Centro de Referência em Assistência SocialMulheres idosas e sua experiência após a viuvez índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BORDIGNON, Cristina  e  BONAMIGO, Irme Salete. Os jovens e as redes sociais virtuais. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.2, pp. 310-326. ISSN 1809-8908.

O presente artigo analisa as implicações das redes sociais virtuais na configuração de relacionamentos entre os jovens do município de São Lourenço do Oeste (SC). Fundamenta-se em pesquisa cartográfica com jovens lourencianos, por meio de grupo focal virtual e pesquisa documental na plataforma Facebook. O contato com esse grupo permitiu conhecer as vantagens e as desvantagens que os jovens pesquisados atribuem à adesão às redes sociais virtuais. Observou-se que os jovens, por meio das redes sociais virtuais, são convidados a tornar públicas suas intimidades. Notou-se que esse meio digital também instiga os jovens a serem mais dinâmicos e ágeis, por estimular que façam várias coisas simultaneamente, suscitando novas formas de interação humana. Conclui-se que as redes sociais virtuais podem contribuir para a homogeneização das subjetividades, ao uniformizar modos de ser, pensar, sentir e perceber. Porém, podem também implicar produção de subjetividades singulares, engendrando formas inéditas de viver.

Palavras-chave : Jovens; Cartografia; Redes sociais virtuais; Relacionamentos; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License