SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Os jovens e as redes sociais virtuaisSobre aquilo que se pode viver aos 80: um estudo de caso acerca da velhice institucionalizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

STEDILE, Taline; MARTINI, Maria Ivone Grilo  e  SCHMIDT, Beatriz. Mulheres idosas e sua experiência após a viuvez. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.2, pp. 327-343. ISSN 1809-8908.

O objetivo do presente estudo foi compreender a percepção de idosas sobre os recursos que favoreceram o processo de adaptação à viuvez, bem como as transformações em suas vidas, decorridos ao menos dois anos da morte do cônjuge. Três viúvas responderam ao questionário sociodemográfico e à entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo qualitativa apontou dificuldades iniciais, relativas à necessidade de realinhamento das relações interpessoais e da rotina. Pôde-se constatar que a proximidade nas relações familiares, o apoio social percebido e a espiritualidade se caracterizaram como importantes recursos, minimizando o sentimento de solidão desencadeado com a morte do companheiro. Discutiu-se a possível influência de variáveis socioeconômicas no processo de elaboração do luto. Destacou-se a importância de profissionais que atuam com idosos conhecerem os desdobramentos provocados pela viuvez para, assim, oferecer suporte emocional com o intento de prevenir sintomas psicopatológicos, bem como promover saúde e qualidade de vida na velhice.

Palavras-chave : Luto; Morte; Psicologia do idoso; Relações familiares; Relações conjugais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License