SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Mulheres idosas e sua experiência após a viuvezFatores de risco ao crime de infanticídio: análise de julgamentos do tribunal de justiça do estado do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BALDIN, Talita  e  VIDAL, Paulo Eduardo Viana. Sobre aquilo que se pode viver aos 80: um estudo de caso acerca da velhice institucionalizada. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.2, pp. 344-360. ISSN 1809-8908.

Com este artigo buscamos retratar o estudo de caso de Marisa, uma idosa de 80 anos residente em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (Ilpis), participante de uma pesquisa de mestrado. O objetivo é trazer reflexões sobre a velhice institucionalizada conforme o referencial teórico da Psicanálise, cujas contribuições nos fazem pensar em possibilidade de se exercer a subjetividade mesmo nessa fase da vida que é, em geral, desinvestida e em lugares em que a literatura aponta como de empobrecimento subjetivo. Por meio da narrativa de Marisa, podemos perceber que é possível ser sujeito em uma Ilpi, desde que esses espaços proporcionem escuta para as angústias do velho e permitam que haja formação e manutenção de laços afetivos. Ressaltamos que a forma com que Marisa pensa e vive sua velhice não é representante de um universal, mas uma possibilidade singular de existência subjetiva.

Palavras-chave : Asilo; Narrativa; Idoso; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License