SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Problemas interpessoais em comunidade terapêutica: um estudo exploratórioGrupo Operativo em Centros de Atenção Psicossocial na opinião de psicólogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BORGES, Claudia Daiana; OMORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo; KRENKEL, Scheila  e  SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Família, redes sociais e o uso de drogas: tensionamento entre o risco e a proteção. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.2, pp. 405-421. ISSN 1809-8908.

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de artigos nacionais e internacionais, publicados entre os anos de 2004 e 2015, sobre a relação entre família, redes sociais e uso de drogas. Foram acessadas quatro bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, Scielo e PscInfo, tendo como descritores as expressões "social AND networks"; "family" e "drugs". De um total de 234 artigos encontrados, 17 abordavam diretamente os temas deste estudo e constituem o corpus de análise. Os resultados sugerem que: a) a rede social tende a ser restrita entre os usuários de drogas, b) na rede social há membros que também fazem uso de drogas, e c) que as redes constituídas por membros familiares tendem a ser protetoras para evitar o uso/abuso de drogas. Destaca-se que o contexto social e/ou comunitário interfere decididamente na composição e funções da rede social constituída em torno de usuários de drogas, seja como fator potencialmente de risco, seja de proteção.

Palavras-chave : Família; Redes sociais; Uso de drogas; Revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License