SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Família, redes sociais e o uso de drogas: tensionamento entre o risco e a proteçãoA música como mediadora de encontros em um CRAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

NASCIMENTO, Thays Maria do  e  GALINDO, Wedna Cristina Marinho. Grupo Operativo em Centros de Atenção Psicossocial na opinião de psicólogas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.2, pp. 422-438. ISSN 1809-8908.

A pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos que psicólogas, coordenadoras de Grupos Operativos em Centros de Atenção Psicossocial (Caps), atribuem a essa atividade. O Grupo Operativo, formulação teórico-metodológica de Pichon-Rivière, tem assumido papel significativo no Brasil, sendo preconizado pelo Ministério da Saúde como atividade a ser desenvolvida nos Caps. Esta é uma pesquisa qualitativa descritiva da qual participaram cinco psicólogas coordenadoras de grupos em Caps. Entrevistas individuais foram realizadas e posteriormente transcritas e analisadas. Os resultados indicam que o trabalho com grupos em Caps está muito distante dos fundamentos teóricos e metodológicos do Grupo Operativo. Há referências a conceitos, mas desarticulados de seus fundamentos. Determinações externas ao Caps, geralmente por gestores, impõem-se à rotina. As psicólogas referem aprendizagem para o trabalho, na própria rotina, denunciando fragilidades na formação acadêmica e em orientações por parte de gestores. Estudos posteriores merecem aprofundar aspectos descritos nesta investigação.

Palavras-chave : Saúde Mental; Centros de Atenção Psicossocial; Psicologia; Grupo Operativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License