SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Grupo Operativo em Centros de Atenção Psicossocial na opinião de psicólogasSem-terra com terra: Resistências cotidianas no assentamento de Araras-SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

ARNDT, Andressa Dias  e  MAHEIRIE, Kátia. A música como mediadora de encontros em um CRAS. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.2, pp. 439-452. ISSN 1809-8908.

Apresentamos neste trabalho reflexões e análises advindas de uma pesquisa-intervenção do tipo qualitativa e de caráter comunitário em que se aliam psicologia social de base sócio-histórica e musicoterapia social comunitária. O artigo trata da música como mediadora de encontros em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) situado na região metropolitana de Curitiba. A música como mediadora de encontros pôde constituir um tipo de experiência coletiva, criativa, afetiva, polissêmica e polifônica. A música é compreendida como processo e produto humano, possibilitando abertura de espaços para criação e fortalecimento de laços sociais. Os resultados apontam, nesta experiência, um aumento da potência de existir dos participantes e a criação de um processo coletivo na construção de um NÓS, inaugurando modos de agir, pensar e sentir.

Palavras-chave : Música; Coletivo; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License