SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A música como mediadora de encontros em um CRASO método de história de vida: a exigência de um encontro em tempos de aceleração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SOUSA, Caroline Cristiane  e  BERNARDO, Marcia Hespanhol. Sem-terra com terra: Resistências cotidianas no assentamento de Araras-SP. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.2, pp. 453-465. ISSN 1809-8908.

O presente artigo pretende contribuir para o debate sobre o direito à terra e para a discussão relativa à centralidade dos movimentos sociais do campo, trazendo elementos de uma pesquisa de doutorado realizada em um assentamento localizado na cidade de Araras-SP. Neste artigo, será apresentado um recorte dessa pesquisa, dando ênfase à discussão sobre as possibilidades de resistências cotidianas encontradas nesse contexto. O estudo foi desenvolvido partir do método etnográfico e a análise das informações coletadas em campo foi realizada com base nos pressupostos teóricos da Psicologia Comunitária. Os resultados da pesquisa indicam que os processos de articulação coletiva são centrais para a organização produtiva e o principal elemento que sustenta a permanência dos(as) assentados(as) na terra. Portanto, o fortalecimento dessas duas esferas - a organização produtiva e a organização social - é determinante para a prosperidade do assentamento e para a permanência desse coletivo de assentados(as) em seus lotes.

Palavras-chave : Psicologia rural; Organização social; Movimentos sociais; Resistência cotidiana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License