SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Sin-tierra con tierra: resistencias cotidianas en el asentamiento de Araras-SP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães; BARROS, Vanessa Andrade de; ARAUJO, Adriana Dias Gomide  y  PIMENTA, Denise Aparecida Oliveira. O método de história de vida: a exigência de um encontro em tempos de aceleração. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.2, pp. 466-485. ISSN 1809-8908.

Este texto toma o método de História de vida visando produzir uma reflexão atualizada sobre esse instrumento. Para tal, retraçaremos seu histórico, buscando identificar filiações teóricas e interfaces, no intuito de refinar as possibilidades e os limites que carrega. Nesse sentido, são apresentadas considerações sobre o tempo, o processo e a interlocução construída no recolhimento da história de vida, de modo a aprofundar reflexões sobre a importância da relação estabelecida entre pesquisador e aquele que narra sua vida, sobre como é delicado trabalhar com a memória e, ainda, sobre como é importante ponderar sobre os lugares de onde se fala. Por fim, concluímos que são três os laços que dialogam no contar da vida - as condições objetivas, as experiências vividas e a maneira como são narradas - elementos que devem constar no processo de investigação de cada pesquisador.

Palabras clave : História de vida; Memória; Lugar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License