SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Categorías inmanentes de el libro en la pantalla: la experiencia de los lectoresLa perspectiva de las madres acerca de la relación de los padres con interés un contexto de violencia doméstica contra las mujeres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

BONOMO, Mariana et al. Os eternos estrangeiros: contato, campo afetivo e representações sociais de ciganos entre não ciganos da grande Vitória/ES. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.3, pp. 1-19. ISSN 1809-8908.

Este trabalho investigou a elaboração do objeto social 'ciganos' entre não ciganos da Grande Vitória/ES, a partir da dimensão afetiva e dos níveis de contato em relação ao grupo cigano. Participaram do estudo 56 pessoas, com idades entre 18 e 45 anos, que apresentaram tanto sentimentos positivos quanto negativos em relação aos ciganos. Para o tratamento dos dados, coletados por meio da aplicação de questionário, utilizou-se o software EVOC e a Análise de Conteúdo Categorial. Os resultados informam que o posicionamento afetivo se organiza, principalmente, a partir das dimensões positiva 'curiosidade' e 'respeito', e negativa 'insegurança' e 'desconfiança'. Associado a esse campo de ambiguidades, entre os elementos centrais das representações de ciganos encontram-se significados como 'nomadismo' e 'cultura diferente', além de estereótipos negativos e termos que descrevem a dimensão figurativa do objeto social. Discute-se a função das representações encontradas na manutenção do preconceito e da discriminação social contra esse grupo.

Palabras clave : Ciganos; Dimensão afetiva; Estereótipos; Representação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License