SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Categorias imanentes do livro em tela: a experiência dos leitoresA perspectiva de mães a respeito das relações parentais diante de um contexto de violência doméstica contra mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BONOMO, Mariana et al. Os eternos estrangeiros: contato, campo afetivo e representações sociais de ciganos entre não ciganos da grande Vitória/ES. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.3, pp. 1-19. ISSN 1809-8908.

Este trabalho investigou a elaboração do objeto social 'ciganos' entre não ciganos da Grande Vitória/ES, a partir da dimensão afetiva e dos níveis de contato em relação ao grupo cigano. Participaram do estudo 56 pessoas, com idades entre 18 e 45 anos, que apresentaram tanto sentimentos positivos quanto negativos em relação aos ciganos. Para o tratamento dos dados, coletados por meio da aplicação de questionário, utilizou-se o software EVOC e a Análise de Conteúdo Categorial. Os resultados informam que o posicionamento afetivo se organiza, principalmente, a partir das dimensões positiva 'curiosidade' e 'respeito', e negativa 'insegurança' e 'desconfiança'. Associado a esse campo de ambiguidades, entre os elementos centrais das representações de ciganos encontram-se significados como 'nomadismo' e 'cultura diferente', além de estereótipos negativos e termos que descrevem a dimensão figurativa do objeto social. Discute-se a função das representações encontradas na manutenção do preconceito e da discriminação social contra esse grupo.

Palavras-chave : Ciganos; Dimensão afetiva; Estereótipos; Representação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License