SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Los extranjeros eternos: contacto, campo afectivo y representaciones sociales de gitanos entre no gitanos en la región metropolitana de Vitória/ESA experiência da maternidade pela primeira vez: as mudanças vivenciadas no tornar-se mãe índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

JUSTINO, Yara Alves Costa; COTONHOTO, Larissy Alves  y  NASCIMENTO, Célia Regina Rangel. A perspectiva de mães a respeito das relações parentais diante de um contexto de violência doméstica contra mulher. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.3, pp. 1-20. ISSN 1809-8908.

A presente pesquisa buscou investigar a percepção de mães a respeito de seus relacionamentos com os filhos adolescentes e como elas avaliam a relação entre os filhos e o pai, em um contexto familiar no qual os filhos foram expostos a situação de violência do pai contra a mãe. Foram entrevistadas cinco mulheres que estavam/estiveram em situação de violência, mães de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. Considerando o relato das participantes, verificou-se que tanto a díade mãe-filho quanto a díade pai-filho são afetadas pela violência vivenciada na família. Entretanto, o relacionamento dos filhos e filhas com o pai foi considerado como sendo mais afetado negativamente, tendo sido descrito pelas mães como distante e conflituoso. Acredita-se que, futuramente, o acesso ao relato dos adolescentes e dos pais poderá contribuir para analisar melhor essas relações e propor intervenções para esses casos.

Palabras clave : Violência doméstica; Violência familiar; Relação parental; Relacionamento familiar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License