SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3La perspectiva de las madres acerca de la relación de los padres con interés un contexto de violencia doméstica contra las mujeresLa salud mental infantil en la atención primaria: reflexiones acerca de las prácticas de cuidado desarrolladas en el municipio de Horizonte-CE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

ZANATTA, Edinara; PEREIRA, Caroline Rubin Rossato  y  ALVES, Amanda Pansard. A experiência da maternidade pela primeira vez: as mudanças vivenciadas no tornar-se mãe. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.3, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Este estudo buscou conhecer as mudanças percebidas pelas mães primíparas em si, em seus relacionamentos e na rede de apoio a partir da vivência da maternidade. Integraram o estudo seis mães primíparas, cujos bebês tinham entre sete e 12 meses de idade, participantes do Programa da Criança de uma Unidade Básica de Saúde de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul (Brasil). A pesquisa teve caráter qualitativo, utilizando-se de uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos pela análise de conteúdo apontaram o predomínio de sentimentos de insatisfação diante das mudanças percebidas no corpo e a presença de mudanças positivas no modo de ser da mulher após a maternidade. Além disso, destaca-se a presença de uma rede de apoio e o papel desempenhado pelo pai do bebê como suporte tanto instrumental como emocional à mãe.

Palabras clave : Relações mãe-criança; Relações familiares; Maternidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License