SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A saúde mental infantil na atenção primária: reflexões acerca das práticas de cuidado desenvolvidas no município de Horizonte-CEAbordagem do comportamento de uso abusivo de substâncias psicoativas no Brasil: o estado da arte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FRANCA, Cassandra Pereira. Um corpo maculado na infância: a necessidade de intervenção precoce dos profissionais de saúde. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.3, pp. 1-10. ISSN 1809-8908.

A criança vítima de abuso sexual é responsável pela produção da prova da violência a que foi submetida, o que implica reviver a situação traumática por que passou e enfrentar nova situação sem apresentar ainda condições de maturação. No entanto, a urgência com que tais crianças precisam de apoio dos profissionais de saúde se depara com o despreparo desses profissionais para identificar um caso de abuso sexual, principalmente quando é intrafamiliar - situação que colocará em xeque um conjunto de valorações, ideias e sentimentos a respeito da família, da sexualidade, da infância e dos tabus culturais. O presente artigo pretende fazer uma descrição sucinta e panorâmica de alguns desafios da análise como medida profilática ao desenvolvimento de atuações que revelem as principais consequências do abuso sexual infantil: a coisificação do corpo e o entorpecimento dos afetos.

Palavras-chave : Psicanálise; abuso sexual infanto-juvenil; incesto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License