SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Abordaje del comportamiento abusivo de sustancias psicoactivas en Brasil: estado del arteRepresentaciones sociales de la psicologia sobre los usuários del Cras: uma perspectiva relacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

LIMA, Eloisa Helena; CAPANEMA, Carla Almeida  y  NOGUEIRA, Maria José. A prática dos grupos reflexivos sobre drogas como estratégia possível para redução de riscos e danos. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.3, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

A adoção de medidas alternativas para usuários de drogas previstas na Lei nº 11.343/2006 exige reflexão sobre estratégias que possibilitem intervenções educativas voltadas para redução de riscos e danos. A partir da oferta de espaço dialógico, esta pesquisa objetivou produzir novos conhecimentos para profissionais que atuam com grupos reflexivos sobre drogas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com profissionais que conduzem grupos reflexivos na cidade de Belo Horizonte (MG), composto por entrevistas individuais e grupo focal, seguido de reuniões para discussão do material produzido. As percepções advindas das práticas realizadas, acrescidas de elementos teóricos e metodológicos, favoreceram a intervenção dos profissionais, com aumento na autonomia e responsabilização dos usuários, possibilitando melhor enfrentamento da questão. Conclui-se que as práticas de medidas socioeducativas de intervenção não devem ser limitadas ao aspecto penal. A educação dialógica está comprometida com a construção da autonomia do usuário, posicionando-se como alternativa ao reducionismo e práticas morais.

Palabras clave : Educação em Saúde; Redução de danos; Políticas sobre drogas; Medidas alternativas; Grupos reflexivos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License