SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3La experiencia de ser trabajador en la asistencia social: imágenes de vidas implicados con los campos de la desigualdad socialDiabetes Mellitus y atención primaria: percepción de los profesionales sobre los problemas relacionados con el cuidado ofrecido a las personas con diabetes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

TRISTAO, Kelly Guimarães; AVELLAR, Luziane Zacché  y  RIBEIRO NETO, Pedro Machado. Acompanhamento terapêutico: concepções sobre a prática e setting terapêutico. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.3, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

Este artigo objetiva compreender os significados atribuídos ao Acompanhamento Terapêutico (AT) na visão de psicólogos que atuam ou atuaram como acompanhantes terapêuticos, sendo abordadas suas concepções sobre a prática e especificamente o setting terapêutico. Foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas e analisamos os dados obtidos a partir da modalidade de Análise Temática. Os principais significados sobre o AT se referiram à construção de autonomia, reabilitação psicossocial e retomada de funções do cotidiano, e do setting como atividade eminentemente realizada no espaço público, constituída por situações imprevistas. O AT possibilita o resgate de atividades, produzindo transformações no cotidiano dos acompanhados e também na prática dos profissionais, os quais adquirem uma nova visão do "tratamento" e dos sucessos que o acompanhado conquista. Por fim, destaca a importância de que a gestão pública atente para a necessidade de contratação de profissionais que executem o AT.

Palabras clave : Acompanhamento terapêutico; Setting; Saúde mental; Desinstitucionalização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License