SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Therapeutic accompaniment: conceptions about the practice and therapeutic settingGroup mediation as a strategy for redefining school complaints author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

GAMA, Carlos Alberto Pegolo da; GUIMARAES, Denise Alves  and  ROCHA, Guilherme Navarro Gontijo. Diabetes Mellitus e atenção primária: percepção dos profissionais sobre os problemas relacionados ao cuidado oferecido às pessoas com diabetes. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.3, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste estudo qualitativo é identificar e analisar como os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Divinópolis, MG, percebem os problemas relacionados ao cuidado oferecido às pessoas com diabetes. Foram realizados Grupos Focais com os profissionais da APS e utilizou-se a hermenêutica para análise do material. Os profissionais afirmaram que o sistema de saúde não é integrado, apresentando problemas de comunicação, falta de recursos humanos e baixa cobertura de APS. A formação predominante baseia-se no modelo biomédico e foi considerada deficiente. Os profissionais apresentaram tendência a culpar as pessoas com diabetes pelas dificuldades encontradas na adesão ao tratamento proposto. Os resultados apontam para a necessidade de transformação das práticas de saúde por meio da incorporação de elementos ligados à subjetividade e ao território, visando ao aumento da responsabilização dos casos atendidos.

Keywords : Diabetes Mellitus; Atenção Primária à Saúde; Saúde Coletiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License