SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Observances: psychology, public security policies and incarcerated youthPsychosocial Research and Practice: a Re-view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

MAYORGA, Claudia. Algumas reflexões sobre raça e racismo no Brasil. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.4, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Neste artigo, propomos um percurso de análise que visa a elucidar como o racismo e a desigualdade racial foram moldados, naturalizados e institucionalizados no Brasil com base em especificidades fortemente ligadas à dinâmica da sociedade brasileira, dentre outras o ponto de vista dos interesses da elite local, a lógica colonial e o processo de modernização do Estado brasileiro. Analisamos, primeiro, o processo de invenção das raças no Ocidente e o racismo científico no Brasil até o desenvolvimento do mito da democracia racial. Em seguida, destacamos as contribuições do movimento negro, que têm sido fundamentais para o reconhecimento da igualdade racial como uma questão pública no Brasil.

Keywords : racismo; democracia racial; Brasil; movimento negro.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License