SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Diário de campo: autor como protagonistaTensões e desafios na relação dos agentes comunitários de saúde com as equipes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MACHADO, Marília Novais da Mata. Práticas Psicossociais: Metodologia, Epistemologia e Ética. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.4, pp. 1-9. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste trabalho é o de discutir práticas psicossociais em que intervenção e pesquisa estão presentes e articuladas. Essas práticas são questionadas quanto à sua capacidade de gerar/construir conhecimento psicológico e social, formular teorias e criar métodos e dispositivos de ação, pesquisa, autoavaliação e regulação, sem perder de vista as questões éticas envolvidas. O trabalho indaga se a prática cria operadores psicossociais, isto é, se por meio de seus dispositivos - escuta atenta, palavra livre, não-diretividade, entrevista, entre outros, frequentemente numa situação de vida concreta - ela permite apreender a complexidade de um fenômeno e construir um aparato conceitual a respeito dele. Indaga, ainda, a respeito dos critérios de cientificidade que garantem essa produção. Quanto à ética, o estudo avalia a relação de ajuda implicada, adverte contra confundir práticas com missão/sacerdócio e sugere que, na pesquisa-intervenção, ética tem a mesma importância que teoria e método.

Palavras-chave : Práticas; Operadores psicossociais; Produção de conhecimento; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License