SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Juventude pobre e longevidade escolar: sentidos construídos por bolsistas do Prouni em Belo Horizonte (MG)Vulnerabilidade das crianças e adolescentes no uso das redes sociais e a mediação parental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

TONDIN, Celso Francisco  e  PANIZZI, Alan David Evaristo. Expectativas construídas na relação família-escola. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.4, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

Este artigo aborda os processos psicossociais que ocorrem na efetivação da meta pedagógica de integração família-escola, objetivando identificar e analisar as expectativas construídas na interação entre profissionais e familiares de uma comunidade escolar. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa e tem como método o estudo de caso de cunho etnográfico que foi desenvolvido em uma escola pública mineira, utilizando-se a observação participante com registro em diário de campo, a entrevista semiestruturada (com 21 profissionais e 16 familiares) e a consulta a documentos. Constatou-se que os familiares apresentam expectativas referentes ao atendimento pedagógico prestado pela escola aos filhos e ao relacionamento da instituição com as famílias. Os profissionais, por sua vez, falam sobre a responsabilidade das famílias na educação dos filhos e da participação delas no cotidiano escolar. Evidencia-se a importância da apropriação da escola pelas famílias como exercício de cidadania e construção da democracia participativa.

Palavras-chave : Relação família-escola; Família; Escola; Educação; Processos psicossociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License