SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Expectativas construídas na relação família-escolaPercepções de adolescentes infratores sobre a polícia: um estudo qualitativo realizado no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

ARAUJO, Emanuela Maria de  e  FIGUEIREDO, Pedro Paulo Viana. Vulnerabilidade das crianças e adolescentes no uso das redes sociais e a mediação parental. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.4, pp. 1-20. ISSN 1809-8908.

Com a rápida disseminação das tecnologias da informação e comunicação, as redes sociais ocupam um papel fundamental na vida dos jovens, mudando as formas de comunicação e interação - e este vem sendo o principal motivo de acesso à internet entre eles. Diante do grande número de crianças e adolescentes que possuem perfil nessas redes apresentados por pesquisas recentes (Cgi.br, 2012, 2013, 2014), um dos problemas diz respeito à dificuldade dos cuidadores em mediar o uso dessas tecnologias, havendo a necessidades de apropriação dessas vivências para auxiliarem seus filhos no uso responsável dessas ferramentas e compreender seus benefícios e riscos. Portanto, tivemos por objetivo analisar quais estratégias os pais e mães vêm realizando para a supervisão do uso dessa ferramenta por parte de seus/as filhos/as. Foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas com mães e pais de crianças e adolescentes na faixa etária dos nove aos dezessete anos residentes no Grande Recife. As entrevistas foram analisadas de acordo com o referencial da Psicologia Social Discursiva (Potter, 1996; Potter & Whetherell, 1987). Concluímos que para os participantes as redes sociais são importantes mecanismos nos processos de interação social, porém ainda relatam dificuldades do que elas consideram arriscado ou não para seus/as filhos/as e as estratégias de mediação ocorrem de maneiras diversas e sem seguir uma orientação específica.

Palavras-chave : Redes Sociais; Risco; Mediação Parental; Psicologia Social Discursiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License