SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Vulnerabilidade das crianças e adolescentes no uso das redes sociais e a mediação parentalA teoria da subjetividade no estudo da dependência química: refletindo sobre as teorias e práticas profissionais existentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

COELHO, Jéssica Balisardo; PESSOA, Alex Sandro Gomes  e  BOTTRELL, Dorothy. Percepções de adolescentes infratores sobre a polícia: um estudo qualitativo realizado no Brasil. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.4, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste artigo é compreender as percepções que adolescentes envolvidos em atos infracionais têm sobre a polícia, bem como averiguar como o contexto de violência policial implica no processo de criminalização do grupo supracitado. Foi realizado um estudo qualitativo com adolescentes infratores que haviam tido experiências de abordagens policiais em seus contextos de desenvolvimento. A partir de uma abordagem ecológica, enfatizamos as dimensões psicossociais das experiências dos adolescentes dentro de um modelo sistêmico. A pesquisa evidenciou os efeitos danosos das abordagens policiais truculentas na vida dos adolescentes e como essas ações reforçam os estigmas sociais que acompanham jovens em situação de exclusão social, implicando na desconsideração dos preceitos expressos nas políticas de atenção psicossocial voltadas a esse segmento.

Palavras-chave : Adolescência; Polícia; Ato Infracional; Violência; Psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License