SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Percepções de adolescentes infratores sobre a polícia: um estudo qualitativo realizado no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

CAIXETA, Thamiris Melo; MORI, Valéria Deusdará  e  BEZERRA, Marília Santos. A teoria da subjetividade no estudo da dependência química: refletindo sobre as teorias e práticas profissionais existentes. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2017, vol.12, n.4, pp. 1-10. ISSN 1809-8908.

O tema relacionado à dependência química, por sua atualidade, tem sido cada vez mais abordado em estudos de profissionais de diversas áreas. De seus modelos teóricos aos modelos de prática profissional, o uso de substâncias químicas tem gerado questionamentos que refletem a necessidade da criação de novos modos de inteligibilidade do tema. O presente trabalho, fazendo uso do método construtivo-interpretativo que se pauta na Epistemologia Qualitativa (González Rey, 1997, 2005b), apresenta uma reflexão acerca do tema, colocando em relevo a produção da subjetividade social, da subjetividade individual e dos processos relativos à saúde no contexto da clínica da dependência química. Para isso, foi realizado um estudo de caso, onde a produção de conhecimento valoriza o singular e o dialógico, no decorrer do processo de construção da informação.

Palavras-chave : Dependência química; Subjetividade; Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License