SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Mapping the activity of the educator of an institutional shelterImpacts of interventions with physical and psychosocial activities on the elderly people's quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

COSTA, Camila Fornelli; SANTOS, Thaís Ferreira; SANTOS, Vanessa Silva  and  LIMA, Luís Antônio Gomes. Entre a instituição e o lar: uma odisseia com educadores. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

A institucionalização pode influenciar o desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes. Buscou-se verificar sentimentos e pensamentos dos educadores sobre os acolhidos, sobre o sentido que eles dão ao seu trabalho e o que pensam sobre o papel que exercem. Esses fatores, por hipótese, interferem no trato com as crianças e adolescentes. Foram entrevistados nove educadores e suas falas foram submetidas à análise do conteúdo. Os resultados mostraram que os educadores consideram as instituições de acolhimento como extensão dos lares, como provedores materiais melhores que as famílias de origem dos acolhidos, queixam-se do escasso contato que as crianças e adolescentes mantêm com as famílias de origem ou adotivas e relatam que a organização do trabalho dos educadores reflete-se na relação com os acolhidos. Conclui-se que as relações institucionais beiram as relações familiares, levando os educadores a um dilema entre distanciamento profissional e aproximação afetiva no contato com os acolhidos.

Keywords : Instituições de acolhimento; Educadores; Crianças e adolescentes; Políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License