SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Cartografando a atividade do educador de um abrigo institucionalImpactos de intervenções com atividades físicas e psicossociais na qualidade de vida de pessoas idosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

COSTA, Camila Fornelli; SANTOS, Thaís Ferreira; SANTOS, Vanessa Silva  e  LIMA, Luís Antônio Gomes. Entre a instituição e o lar: uma odisseia com educadores. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

A institucionalização pode influenciar o desenvolvimento psicológico de crianças e adolescentes. Buscou-se verificar sentimentos e pensamentos dos educadores sobre os acolhidos, sobre o sentido que eles dão ao seu trabalho e o que pensam sobre o papel que exercem. Esses fatores, por hipótese, interferem no trato com as crianças e adolescentes. Foram entrevistados nove educadores e suas falas foram submetidas à análise do conteúdo. Os resultados mostraram que os educadores consideram as instituições de acolhimento como extensão dos lares, como provedores materiais melhores que as famílias de origem dos acolhidos, queixam-se do escasso contato que as crianças e adolescentes mantêm com as famílias de origem ou adotivas e relatam que a organização do trabalho dos educadores reflete-se na relação com os acolhidos. Conclui-se que as relações institucionais beiram as relações familiares, levando os educadores a um dilema entre distanciamento profissional e aproximação afetiva no contato com os acolhidos.

Palavras-chave : Instituições de acolhimento; Educadores; Crianças e adolescentes; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License