SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Entre a instituição e o lar: uma odisseia com educadoresPolíticas públicas de atenção aos usuários de drogas no contexto brasileiro: revisão narrativa de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

PEREIRA, Fernanda do Nascimento et al. Impactos de intervenções com atividades físicas e psicossociais na qualidade de vida de pessoas idosas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-12. ISSN 1809-8908.

A qualidade de vida está relacionada com a saúde física e psicológica, considerando o nível de independência, relações sociais, crenças e a relação desses aspectos com as características do contexto em que a pessoa vive. O relato de experiência apresenta um trabalho de intervenção que verificou a influência das intervenções físicas e psicológicas na melhoria da qualidade de vida dos idosos. Participaram da intervenção 22 idosos de ambos os sexos, que realizaram pré e pós-testes para avaliar se houve mudanças em algum aspecto referente à qualidade de vida. Utilizou-se, como metodologia de intervenção exercícios físicos com treinamento concorrente e oficinas de grupo operativo. As atividades realizadas tiveram duração de um semestre, identificando-se uma diferença significativa no Fator III do teste de Qualidade de Vida do WHOQOL-Bref que diz respeito às relações sociais. Os resultados indicam a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas que visem atender às necessidades desse público.

Palavras-chave : Idosos; Qualidade de vida; Interdisciplinaridade; Psicologia; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License