SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Políticas públicas de atenção aos usuários de drogas no contexto brasileiro: revisão narrativa de literaturaComo o crack e outras drogas podem influenciar no desenvolvimento de crianças que foram expostas durante o período gestacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

LOPES, Helenice Pereira  e  GONCALVES, Aline Moreira. A política nacional de redução de danos: do paradigma da abstinência às ações de liberdade. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

O uso de substâncias psicoativas sempre esteve presente em toda a sociedade e perpassa toda a evolução histórica do Brasil desde seu descobrimento até a contemporaneidade. O crescente aumento no cenário brasileiro do consumo de substâncias psicoativas exigiu do Sistema Único de Saúde (SUS) a criação de Políticas Públicas destinadas ao combate do uso abusivo dessas substâncias. Dentre elas, elaborou-se a Política Nacional de Redução de Danos, como estratégia no âmbito da saúde pública. Assim, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), instituiu a Redução de Danos entre as ações a serem desenvolvidas com os usuários presentes em seus serviços. Entretanto, as ações de Redução de Danos ainda encontram alguns desafios a serem superados para sua efetivação na Rede de Atenção Psicossocial. No presente artigo, faz-se uma discussão sobre a criação da Política Nacional de Redução de Danos e a Rede de Atenção Psicossocial.

Palavras-chave : Política Nacional de Redução de Danos; Rede de Atenção Psicossocial; Substâncias psicoativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License