SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1La política nacional de reducción de daños: de las acciones de libertad al paradigma de la abstinenciaUso de crack y la familia de soporte: implicaciones para la asistencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

RODRIGUES, Amanda Prachthäuser et al. Como o crack e outras drogas podem influenciar no desenvolvimento de crianças que foram expostas durante o período gestacional. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Diante de pesquisas realizadas em base nacional e internacional, a alta incidência de gestantes usuárias de crack tem conotado importante debate acerca de suas consequências, principalmente para a criança. Portanto, este artigo procura descrever os efeitos do crack, que podem gerar consequências desde a formação do feto e prolongar-se ao longo do desenvolvimento da criança. Observou-se que o crack, durante o período pré-natal, interfere diretamente no desenvolvimento cognitivo do feto e que fatores externos podem colaborar para que esses efeitos perdurem pela infância. Entre as consequências, têm-se problemas com aprendizagem e atenção, problemas sociais, na formação neurológica, além de raras malformações. Compreende-se que o uso de crack durante a gestação implica questões psicossociais e está relacionado a patologias comportamentais.

Palabras clave : Ambiente familiar; Aprendizagem; Crack; Usuárias; Crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License