SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A política nacional de redução de danos: do paradigma da abstinência às ações de liberdadeUso de crack e suporte familiar: implicações na assistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

RODRIGUES, Amanda Prachthäuser et al. Como o crack e outras drogas podem influenciar no desenvolvimento de crianças que foram expostas durante o período gestacional. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Diante de pesquisas realizadas em base nacional e internacional, a alta incidência de gestantes usuárias de crack tem conotado importante debate acerca de suas consequências, principalmente para a criança. Portanto, este artigo procura descrever os efeitos do crack, que podem gerar consequências desde a formação do feto e prolongar-se ao longo do desenvolvimento da criança. Observou-se que o crack, durante o período pré-natal, interfere diretamente no desenvolvimento cognitivo do feto e que fatores externos podem colaborar para que esses efeitos perdurem pela infância. Entre as consequências, têm-se problemas com aprendizagem e atenção, problemas sociais, na formação neurológica, além de raras malformações. Compreende-se que o uso de crack durante a gestação implica questões psicossociais e está relacionado a patologias comportamentais.

Palavras-chave : Ambiente familiar; Aprendizagem; Crack; Usuárias; Crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License