SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1How crack and other drugs can influence in the development of children who have been exposed during the gestational periodThe work of the psychologist in Cras: different ways of caring author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

CARVALHO, Michelle Maria Campos  and  SANTANA, Suely de Melo. Uso de crack e suporte familiar: implicações na assistência. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Ao propor um olhar para o fenômeno do consumo do crack, a partir da triangulação de perspectivas dos diversos atores envolvidos na atenção e cuidado, esta pesquisa objetivou investigar a relação entre a perspectiva de suporte familiar de usuários de crack, familiares e de técnicos sociais do Programa ATITUDE, analisando as possíveis implicações dessas percepções na assistência aos usuários e seus familiares. A metodologia foi mista, utilizando-se o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF) com 46 usuários e entrevista semiestruturada com 8 respondentes do (IPSF), 12 técnicos e quatro familiares. Os resultados apontaram: predominância da percepção de um baixo suporte familiar, evidenciada na análise quantitativa, sendo consoante com a fala dos demais participantes durante a entrevista. Em consonância com a literatura, neste estudo também se constatou a predominância do apoio materno e a influência dos pares se sobrepondo à da família na relação dos usuários com o crack.

Keywords : Droga [crack]; Família; Suporte familiar; Programa socioassistencial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License