SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Como o crack e outras drogas podem influenciar no desenvolvimento de crianças que foram expostas durante o período gestacionalO trabalho do psicólogo no Cras: diferentes formas de cuidar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

CARVALHO, Michelle Maria Campos  e  SANTANA, Suely de Melo. Uso de crack e suporte familiar: implicações na assistência. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Ao propor um olhar para o fenômeno do consumo do crack, a partir da triangulação de perspectivas dos diversos atores envolvidos na atenção e cuidado, esta pesquisa objetivou investigar a relação entre a perspectiva de suporte familiar de usuários de crack, familiares e de técnicos sociais do Programa ATITUDE, analisando as possíveis implicações dessas percepções na assistência aos usuários e seus familiares. A metodologia foi mista, utilizando-se o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF) com 46 usuários e entrevista semiestruturada com 8 respondentes do (IPSF), 12 técnicos e quatro familiares. Os resultados apontaram: predominância da percepção de um baixo suporte familiar, evidenciada na análise quantitativa, sendo consoante com a fala dos demais participantes durante a entrevista. Em consonância com a literatura, neste estudo também se constatou a predominância do apoio materno e a influência dos pares se sobrepondo à da família na relação dos usuários com o crack.

Palavras-chave : Droga [crack]; Família; Suporte familiar; Programa socioassistencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License