SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Uso de crack y la familia de soporte: implicaciones para la asistenciaLa formación de los psicólogos para trabajar con grupos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

DOS SANTOS, Thalita Mara. O trabalho do psicólogo no Cras: diferentes formas de cuidar. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-11. ISSN 1809-8908.

O presente trabalho visa discutir o conceito de cuidado no âmbito da Assistência Social, particularmente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), tendo como pano de fundo a abordagem psicanalítica. Para tanto, são abordadas reflexões pautadas pela experiência da autora como psicóloga no Cras, assim como conexões teóricas sobre diferentes formas de cuidar e produzir cuidado nesse local. O profissional da Psicologia, nesse contexto, trabalha com a capacidade de ouvir cada caso, sendo capaz de oferecer suporte a partir do entendimento que o sujeito, como membro de uma família e como cidadão, é responsável por si e pelos outros. Embora a premissa da Psicanálise consista em não tomar o sujeito como objeto de tutela, pode-se dizer que tanto a Psicologia quanto a Assistência Social convergem para a noção de "cuidado" empregada em um sentido mais amplo.

Palabras clave : Psicologia; Psicanálise; Assistência Social; Cuidado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License