SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Uso de crack e suporte familiar: implicações na assistênciaFormando psicólogos para o trabalho com grupos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

DOS SANTOS, Thalita Mara. O trabalho do psicólogo no Cras: diferentes formas de cuidar. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-11. ISSN 1809-8908.

O presente trabalho visa discutir o conceito de cuidado no âmbito da Assistência Social, particularmente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), tendo como pano de fundo a abordagem psicanalítica. Para tanto, são abordadas reflexões pautadas pela experiência da autora como psicóloga no Cras, assim como conexões teóricas sobre diferentes formas de cuidar e produzir cuidado nesse local. O profissional da Psicologia, nesse contexto, trabalha com a capacidade de ouvir cada caso, sendo capaz de oferecer suporte a partir do entendimento que o sujeito, como membro de uma família e como cidadão, é responsável por si e pelos outros. Embora a premissa da Psicanálise consista em não tomar o sujeito como objeto de tutela, pode-se dizer que tanto a Psicologia quanto a Assistência Social convergem para a noção de "cuidado" empregada em um sentido mais amplo.

Palavras-chave : Psicologia; Psicanálise; Assistência Social; Cuidado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License