SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A representação social da felicidade e a sociedade de consumo na visão de jovens universitáriosAdesão a movimentos totalitários e de massas: contribuições da Teoria Crítica da Sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

GIRAO, Marina Serejo  e  COLACO, Veriana de Fátima Rodrigues. TDAH na infância contemporânea: um olhar a partir da sociologia da infância e da psicologia histórico cultural. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Diversos estudos têm sido realizados sobre o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) desde o início dos anos 2000. Muitos parecem abordá-lo de forma biomédica, desconsiderando fatores sócio-históricos em sua constituição. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura a respeito do TDAH a fim de ampliar o olhar sobre ele no contexto atual, tendo como pergunta de partida: A psicologia histórico-cultural e a sociologia da infância podem ajudar a compreender o TDAH na contemporaneidade? Realizou-se busca de artigos no Portal Periódicos Capes com os critérios de inclusão: artigos publicados em português e inglês nos últimos dez anos, disponíveis na íntegra e que retratassem a temática referente à pergunta norteadora. Foram obtidos oito artigos para análise e pôde-se perceber que há diversas contribuições da sociologia da infância e da psicologia histórico-cultural para o entendimento do TDAH na sociedade atual, ainda que isso tenha sido pouco explicitado nos artigos levantados.

Palavras-chave : Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade; Sociologia da Infância; Psicologia histórico-cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License