SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1TDAH na infância contemporânea: um olhar a partir da sociologia da infância e da psicologia histórico cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

CARRETERO, Gustavo Henrique. Adesão a movimentos totalitários e de massas: contribuições da Teoria Crítica da Sociedade. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.1, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

O artigo tem como referencial a Teoria Crítica da Sociedade nos moldes propostos por T. W. Adorno e H. Marcuse. Foram analisadas três obras de Freud com o objetivo de demonstrar como algumas contradições culturais tornam-se subjetividade na obra desse autor e como algumas de suas formulações antecipam os processos regressivos engendrados nos indivíduos pelo capitalismo monopolista, principalmente o fenômeno das massas. O conceito freudiano de ambivalência emocional serve de subsídio à compreensão da adesão de indivíduos a ideais que lhes seriam contrários. Assim, libido e agressividade são manejadas pela cultura visando à adesão das massas e coletividades. Adorno e Marcuse tomam a psicanálise como instrumento de análise da realidade social e a articulam com suas análises sobre o capitalismo em uma perspectiva marxiana.

Palavras-chave : Indivíduo e sociedade; Cultura; Ambivalência emocional; Teoria crítica da sociedade; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License