SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Judicialization of undignified lives: the case of Health Experimental Unit in São PauloSocial representation of beneficiaries about social work technical in the Program "Minha Casa Minha Vida" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

ESTANISLAU, Maria Aparecida et al. Apoio social: modo de enfrentamento às vivências de humilhação e de vergonha em contextos de pobreza. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.2, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

Este artigo analisa as relações entre os processos de humilhação e vergonha, oriundos da situação de pobreza, e o apoio social como enfrentamento dessa condição. A pesquisa foi desenvolvida em uma comunidade urbana e uma rural de um estado do Brasil, com a participação de 417 sujeitos na aplicação de questionários e 38 nos cinco grupos focais. Buscou-se identificar os índices de pobreza multidimensional (IPM), aspectos quantitativos e qualitativos de humilhação e de vergonha relacionados à condição de pobreza e os tipos e frequência de apoio social recebido em situações difíceis na vida. O IPM é mais elevado na comunidade rural, a maior incidência de apoio foi na família e o baixo o índice de apoio formal encontrado nas políticas públicas. O apoio social se apresenta como modo de enfrentamento, pois permite aos sujeitos o sentimento de poder controlar a própria vida por sentirem que têm amparo em situações difíceis.

Keywords : Pobreza; Vergonha; Humilhação; Apoio social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License