SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Apoio social: modo de enfrentamento às vivências de humilhação e de vergonha em contextos de pobrezaComunicação e(m) saúde: relato de experiência com trabalhadores da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BARLETTO, Marisa. Representação social de beneficiários sobre o trabalho técnico social do Programa "Minha Casa Minha Vida". Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.2, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

O presente trabalho tem como objeto as representações sociais dos beneficiários e beneficiárias do Programa "Minha Casa Minha Vida" sobre o Trabalho Técnico Social desenvolvido nos loteamentos de uma cidade de Minas Gerais. Considera-se que tais análises impactam na efetivação dos objetivos sociais do Programa "Minha Casa Minha Vida", pois permitem incorporar mais elementos na avaliação da sua implementação. Procurou-se apreender as representações sociais através da identificação do núcleo figurativo e dos processos de ancoragem e objetivação dos beneficiários. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, grupos focais e dinâmicas de grupo. O tratamento analítico dessas narrativas foi feito através de técnicas de análise de conteúdo. Como resultado, identificamos que as representações sociais do Trabalho Técnico Social tiveram como o núcleo figurativo o assistencialismo nos loteamentos. Esse assistencialismo se apresentou em diferentes sentidos, sendo alguns direcionados à valorização e outros à desvalorização do Trabalho Técnico Social.

Palavras-chave : Representações Sociais; Políticas Públicas; Trabalho Técnico Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License