SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Comunicação e(m) saúde: relato de experiência com trabalhadores da saúdeEstratégias de enfrentamento de pacientes com transtornos mentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MOTA, Salizza Duarte  e  PEGORARO, Renata Fabiana. Concepções de familiares sobre um centro de atenção psicossocial. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.2, pp. 1-17. ISSN 1809-8908.

Este trabalho buscou identificar as concepções de familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial sobre o atendimento prestado. Participaram deste estudo 15 familiares, com idade média de 53 anos, sendo 11 mulheres e quatro homens. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado que investigou a trajetória do usuário por serviços psiquiátricos, a avaliação do familiar sobre as atividades oferecidas no Caps, pontos positivos e barreiras na provisão de cuidado pela equipe. Foi realizada análise de conteúdo das entrevistas e as categorias emergentes foram: diferença entre Caps e demais serviços, participação da família no Caps, melhora do usuário após tratamento no Caps, sobrecarga familiar e sugestões para o aprimoramento do serviço. Os entrevistados, em grande maioria mulheres, destacaram o papel da equipe como promotora da melhora do usuário, sem deixar de compreender que há barreiras a serem vencidas, como o espaço físico e a inexistência de leitos de retaguarda.

Palavras-chave : Centro de atenção psicossocial; Saúde mental; Membros da família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License