SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Concepções de familiares sobre um centro de atenção psicossocialDinâmica organizacional e o modelo psicossocial de três centros de atenção psicossocial álcool e drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

LIMA, Mayna Ferreira  e  FERREIRA, Cintia Bragheto. Estratégias de enfrentamento de pacientes com transtornos mentais. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.2, pp. 1-15. ISSN 1809-8908.

O sofrimento psíquico é um tema pouco estudado em usuários dos serviços de saúde mental. Por isso, o objetivo deste estudo foi identificar e descrever as formas de enfrentamento de indivíduos que convivem com transtornos mentais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa que utilizou entrevistas semiestruturadas audiogravadas com cinco usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Posteriormente, as entrevistas foram transcritas na íntegra e lidas de forma exaustiva, visando à identificação das estratégias de coping. Os resultados mostraram a utilização de estratégias focadas no problema, como o uso de medicação e o apoio multiprofissional, e as estratégias focadas na emoção que emergiram em tentativa de fuga e na reavaliação do evento estressor. As estratégias focadas na religiosidade e no apoio familiar também se mostraram relevantes para a maioria dos entrevistados. Diante disso, entende-se o usuário como importante ator para a construção do seu projeto terapêutico de cuidado em saúde mental.

Palavras-chave : Pacientes; Saúde mental; Enfrentamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License