SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Dinâmica organizacional e o modelo psicossocial de três centros de atenção psicossocial álcool e drogasInfluências de exercícios físicos no cotidiano dos idosos e sua percepção quanto ao seu bem-estar pessoal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

VALADARES, Maíra de Oliveira et al. Grupo terapêutico intergeracional com idosos demenciados: percepções de crianças e cuidadores. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.2, pp. 1-10. ISSN 1809-8908.

Objetivou-se neste estudo evidenciar as percepções de crianças e cuidadores participantes de grupo terapêutico intergeracional sobre os idosos dementados membros do grupo e identificar suas considerações a respeito de participar deste grupo. Tratou-se de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando-se de questionários distintos para as crianças e os cuidadores, tendo sido sua aplicação realizada em grupo num mesmo momento. Encontrou-se que, de modo geral, a experiência de participar de um grupo intergeracional com idosos dementados, tanto para os cuidadores quanto para as crianças, foi percebida como positiva. Identificou-se que os cuidadores e crianças participantes do grupo apresentaram atitudes positivas frente aos idosos demenciados, pois relataram estar felizes com esta convivência, seja no grupo ou em família.

Palavras-chave : Idosos; Crianças; Cuidadores; Grupo Terapêutico; Intergeracionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License