SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Grupo terapêutico intergeracional com idosos demenciados: percepções de crianças e cuidadoresO maternar como atividade de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SILVA, Priscila Dias da et al. Influências de exercícios físicos no cotidiano dos idosos e sua percepção quanto ao seu bem-estar pessoal. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.2, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Este artigo é parte de uma pesquisa multidisciplinar que envolveu profissionais da saúde, como Psicólogos e Educadores Físicos, cujo objetivo é identificar o impacto de um programa de promoção da saúde física e psicológica na autonomia e no bem-estar dos participantes. A partir de uma perspectiva sistêmica de desenvolvimento humano, o foco foi as atividades desenvolvidas com idosos na sala adaptada de exercícios físicos a fim de identificar a influência desse contexto no seu cotidiano e percepção de bem-estar. Foram acompanhados, por meio de observação participante, três grupos de idosos submetidos à prática de exercício físico durante um ano e meio. As observações e os relatos dos participantes permitiram identificar aspectos ligados aos princípios de otimização seletiva com compensação (SOC), fatores de risco e proteção, dentre outros. Os resultados apontam para a necessidade da promoção de políticas públicas de saúde elaboradas para promover oportunidades de desenvolvimento para idosos.

Palavras-chave : Envelhecimento; Exercícios; Bem-estar; Saúde da pessoa idosa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License