SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Influences of physical exercises in the daily lives of the elderly and their perception about their personal welfarePsychological shelter for women victims of marital violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

DORNA, Lívia Borges Hoffmann  and  MUNIZ, Hélder Pordeus. O maternar como atividade de trabalho. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.2, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

Este artigo se propõe a pensar sobre a experiência do maternar como um trabalho, analisado à luz da perspectiva da Ergologia e da abordagem da Psicodinâmica do Trabalho. Nesse sentido, afirmamos que ele envolve saberes desenvolvidos na atividade e escapa a qualquer tentativa de simplificação, uma vez que envolve gestão e a mobilização de uma inteligência inventiva. Sem perder de vista a perspectiva das relações de gênero, ratificamos que o maternar opera de maneira distinta à noção de instinto: trata-se de um trabalho de care, que exige competências específicas. Finalizamos com a aposta de que lançar luz sobre esses saberes pode ser um caminho promissor para dar mais visibilidade ao trabalho de mãe.

Keywords : Maternar; Trabalho de care; Gênero; Competências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License