SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O ambiente escolar como espaço potencial para adolescente: relato de experiênciaA respeito do conceito de experiência na clínica da atividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

ISHIKAWA, Thaís Yurie  e  DOS SANTOS, Alessandro de Oliveira. Psicólogos orientais, estereótipos e relações étnico-raciais no Brasil. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2018, vol.13, n.2, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

Este estudo qualitativo focalizou as relações étnico-raciais segundo a concepção de um segmento de psicólogos orientais da cidade de São Paulo, descrevendo os estereótipos associados a esse pertencimento étnico-racial e cultural e a influência ou não destes sobre a identidade pessoal e a atuação profissional desses psicólogos. Foram realizadas 8 entrevistas, com 2 homens e 6 mulheres, entre 31 e 70 anos, da cidade de São Paulo. A análise de conteúdo das entrevistas evidenciou a racialização dos orientais no Brasil, ou seja, como as relações interpessoais e profissionais são mediadas por sua diferença fenotípica. Tal diferença se revela por meio de apelidos e vocativos, na forma como o oriental é colocado como diferente nas relações, e pelos estereótipos que lhes são atribuídos.

Palavras-chave : Relações étnico-raciais; População oriental; Estereótipos; Pesquisa qualitativa; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License